Embora o NFP (Nota Fiscal Paulista) devolva até 30% do imposto pago em cada compra, infelizmente não são todas as compras que geram crédito. Isso acontece devido a muitos estabelecimentos possuírem a antecipação e/ou substituição tributária, ou seja, a mercadoria adquirida já teve o seu imposto pago pelo estabelecimento no momento da aquisição junto as indústrias, dessa forma a compra com o CPF não recolherá um novo tributo, consequentemente não poderá gerar créditos para o consumidor.
Mesmo que algumas compras não gerem crédito, ainda assim ainda vale a pena continuar pedindo o CPF na nota, isso porque todos os meses a Secretária da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP) distribuí aos consumidores participantes do nota fiscal paulista prêmios que podem chegar a até R$ 1 milhão. O prêmio mais comum é o de dez reais, o que acaba compensando as notas que não geram crédito.
Crédito não gerado por não inclusão de documento
Se você pediu a inclusão do CPF/CNPJ na nota ou cupom fiscal, entretanto o estabelecimento não lançou a nota em até 30 dias após a emissão, o próprio consumidor pode fazer a denúncia de sonegação fiscal pelo site do Nota Fiscal Paulista, dessa forma a Secretária da Fazenda entrará em contato com o estabelecimento para saber porque determinado documento fiscal não foi enviado para a Sefaz-SP.O principal objetivo do NFP é combater a sonegação fiscal, o que tem dado bastante resultado, tanto que o modelo do Nota Fiscal Paulista já foi "copiado" por outros estados (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, etc).
Sem dúvida o fato de algumas compras não gerarem crédito é decepcionante, entretanto ainda assim vale a pena continuar participando do programa já que são distribuídos milhões em prêmios todos os meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário